Como Organizar uma Festa de Noivado

Como Organizar uma Festa de Noivado

Festa de noivado

Festa de Noivado

Saber Como Organizar uma Festa de Noivado, é um assunto bem delicado, pois a festa de noivado é um momento muito importante na vida do casal. Muitas vezes, as duas famílias não se conhecem e nesta festa, ocorrerá o encontro entres elas.

Para os noivos, ter a aprovação dos pais, é um sentimento crucial, pois trará mais harmonia para o desenrolar de todo o casamento e se sentiram mais confiantes e confortáveis, pois sabem que a família está unida com um mesmo propósito junto a eles.

Festa de noivado

#1 Em que Momento Deve Acontecer à Festa?

Um bom momento para a realização da festa é logo após o pedido de casamento. Mas antes de marcar a festa, é bom definir a data do casamento, se possível, pois na festa, o casal iria reunir as famílias para comunicar o noivado e uma previsão da data do casamento.

Quando se pensa em noivado, entende-se que o casal espera casar, por isso, se este não for o objetivo, é melhor não fazer a festa de noivado. A festa de noivado gera uma expectativa entre todos os elementos da família, inclusive da noiva, e por isto, ao definir, pelo menos uma previsão de uma data, esta expectativa fica mais amena e todos. De certa forma, ficam comprometidos com o compromisso assumido pelos noivos.

Como organizar seu casamento

#2 Qual é o Estilo da Festa?

A festa de noivado é algo mais informal e descontraído, com o objetivo de reunir a família, por isso, um bom estilo, poderia ser um churrasco informal durante uma tarde. Neste caso, seria algo informal e que possibilitaria o entrosamento entre as pessoas.

Mas isto não é uma regra, os noivos devem verificar o que é melhor para o casal no sentido do estilo da festa, horário, local, convidados e etc.

Tradicionalmente, a festa é oferecida na casa da família da noiva, pois a tradição nos remete que o noivo vai até a casa da noiva para pedir a mão dela, aos pais, em casamento. Por isso, por tradição, a festa acontece na casa da noiva. Entretanto, isto não é uma regra e os noivos devem fazer o que for mais conveniente para o casal.

#3 Quantas Pessoas Convidar?

Aqui novamente, não existe uma regra, mas tem uma limitação que é o orçamento da festa e o tamanho do local.

Na hora de convidar as pessoas, você deve considerar o espaço físico do local, por que ele será um limitador, pois geralmente a festa acontece na casa da noiva. Apesar da festa de noivado ser algo mais informal e para a família dos noivos, se o casal quiser, podem fazer uma grande festa para este evento memorável. É importante saber que não existe certo ou errado, mas o mais conveniente para o casal.

Casamento

#4 Já Posso Definir os Padrinhos?

Esta decisão pode já ser tomada e informada na festa, mas é prudente tentar postergar esta decisão, pois como o casamento é uma festa que seu planejamento acontece em longo prazo. Neste período, podem acorrer muitas coisas no meio do caminho que poderão influenciar na sua decisão. É bom ter prudência nesta decisão, pois depois que decidir, não dá mais para voltar atrás.

#5 Tema da festa

Se possível, é bom definir o tema da festa. Não é uma regra, mas é interessante, pois ao definir um tema, você terá uma linha de raciocínio para definir toda a decoração e o tudo mais que a festa deve ter. A definição do tema irá ajudar a organizar a festa.

Como organizar seu casamento

#6 É Necessário ter Convite?

Se a festa for somente para a família, não tem necessidade, mas se for para um número maior de pessoas, pode ser conveniente ter convites. Principalmente, se a festa for organizada por um buffet, que neste caso, irá te cobrar pelo número de pessoas.

Uma forma bem legal de convidar as pessoas é ligar e falar diretamente com o convidado, pois ele se sentirá mais importante. Outra forma, é comprar um convite simples em papelaria com envelope neutro e enviar pelo correio.

Casamento

#7 Roteiro da Festa

É bom começar com um coquetel. Vocês devem receber os convidados e apresentá-los para todos elementos da sua família, pois muitas vezes, eles não se conhecem e esta é uma forma de quebrar o gelo das pessoas.

Antes de começar o almoço ou jantar, o noivo deve fazer um pequeno discurso sobre aquele momento para oficializar o noivado e confirmar o compromisso entre eles. Nesta hora, o noivo fica nervoso e pode ficar em dúvida do que falar. Então o que falar? O noivo irá agradecer a presença de todos e pode falar da alegria daquele momento e de como eles se conheceram. O discurso é simples, mas deve expressar a beleza do momento vividos pelo casal.

Se o noivo ainda não pediu a mão da noiva em casamento, este é o momento ideal para fazer o pedido. Se já marcaram a data do casamento, pode comunicar aos convidados a data. Ali não é necessário fazer a troca das alianças, apenas mostrar as novas alianças de noivado.

Depois do discurso, propõem um brinde e convida a todos para o almoço ou jantar. Assim que acabar o almoço ou jantar, pode ser oferecido um bolo ou doce, fica a critério dos noivos.

A hora da comida é um momento agregador, pois permite a aproximação e integração entre as pessoas, por este motivo, dê bastante atenção a sua festa de noivado, pois é uma oportunidade de unir as duas famílias.

#8 Lembranças

Não é comum e nem necessário fazer lembranças na festa de noivado, mas se o casal decidir fazer, será bem-vindo. Apenas, faça uma coisa simples e informal que demonstre seu carinho pelos seus convidados.

Estas são algumas dicas para sua festa, mas o mais importante é que você seja feliz. Confira nossos outros artigos, pois foram feitos com muito carinho para você.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário, pois sua opinião é muito importante para nós. saiba um pouco mais sobre o significado de um noivado.

Como organizar seu casamento

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE